:: Página Índice :: :: Casa de Apoio Responde :: :: Solicite palestra ::
   

 

:: Vivendo com HIV
   
 
 Introdução
   
 

Estima-se que 600 mil pessoas no Brasil vivam com o HIV ou já tenham desenvolvido a aids. O HIV entra no organismo humano e pode ficar incubado por muitos anos sem que o indivíduo apresente nenhum sintoma ou sinal de doença. Esse período gira em torno de oito anos.

É muito importante que as pessoas que passaram por uma situação de risco façam o teste. Entre essas situações, estão: relação sexual com parceiros eventuais sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis; transfusão de sangue contaminado pelo HIV; acidentes ocupacionais com objetos perfuro-cortantes que contenham material biológico de origem humana e presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV; filho nascido de mãe portadora do HIV - quando não foi feita a prevenção de transmissão para o bebê - ou que tenha sido amamentado.

No caso das gestantes, recomenda-se a realização do teste anti-HIV durante o pré-natal. Caso o resultado seja positivo, o atendimento pelo serviço de saúde é imprescindível para evitar a transmissão do HIV para o bebê durante a gestação ou a amamentação.

O comparecimento periódico ao serviço de saúde de uma pessoa portadora do HIV, para os exames de rotina, solicitados pelo médico, possibilita precisar sobre o início do tratamento com os anti-retrovirais ou sua eventual modificação.

   
  Fonte: Ministério da Saúde - www.aids.gov.br
 
 
 
 
     

 Casa de Apoio de Campo Grande - Tel: (27) 3343-6293 - www.casadeapoiocg.org.br - [email protected]