:: Página Índice :: :: Casa de Apoio Responde :: :: Solicite palestra ::

:: Dicas para o dia-a-dia

 

Alimentação | Atividades físicas | Relacionamento pessoal e social

 
 Relacionamento pessoal e social
   
  O portador do HIV pode levar uma vida normal, como qualquer outro indivíduo, tanto profissional quanto pessoalmente, podendo trabalhar normalmente, praticar esportes, ir a festas, freqüentar bares, shoppings e clubes, se relacionar com as pessoas. Cuidados especiais devem ser tomados apenas nos relacionamentos sexuais a fim de evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. Para tanto, o uso do preservativo é imprescindível em todas as relações sexuais. Está comprovado que a continuidade da vida social e a adesão adequada ao tratamento resulta na melhora da qualidade de vida dos soropositivos e na resposta ao tratamento.
   
 
Um portador do HIV pode ter uma vida sem restrições?
 
Os soropositivos podem viver normalmente, mantendo as mesmas atividades físicas, profissionais e sociais de antes do diagnóstico, contanto que sejam seguidos à risca o tratamento anti-HIV, as recomendações da equipe médica e o uso de preservativo em todas as relações sexuais.
   
   
Que cuidados envolvem a convivência com um familiar soropositivo?
 
O HIV, vírus da aids, pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. Sendo assim, a convivência com uma pessoa portadora do HIV deve ser tranqüila. Beijos, abraços, demonstrações de amor e afeto e compartilhar o mesmo espaço físico são atitudes a serem incentivadas. Quanto mais respeito e afeto receber o portador que vive com HIV/aids, melhor será a resposta ao tratamento. O convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima. Conseqüentemente, faz com que essas pessoas cuidem melhor da saúde.
 

Fonte: Ministério da Saúde - www.aids.gov.br
 
 
     

 Casa de Apoio de Campo Grande - Tel: (27) 3343-6293 - www.casadeapoiocg.org.br - [email protected]