No decorrer dos anos, desde a sua fundação, a Casa de Apoio Campo Grande tem adquirido credibilidade e apoio da comunidade, o que se reflete como resultado de um trabalho sério, transparente e comprometido com a consolidação de uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

Faz-se notório que houve um salto qualitativo na vida de grande parte dos cadastrados na CACG, uma vez que, esta entidade vem mobilizando uma rede de articulações sociais, propiciando aos usuários de seus serviços o acesso à cidadania. A conseqüência deste trabalho é uma maior adesão dos pacientes ao processo de tratamento e a reinserção social dos portadores do HIV na comunidade, na família, no trabalho, etc. Esses indicadores têm sido verificados no acompanhamento realizado pelo Serviço Social da entidade, onde cerca de 90% dos cadastrados estão em tratamento do HIV.

Além disso, a CACG vem contribuindo com o trabalho de prevenção as DSTs/Aids no município de Cariacica e adjacentes, uma tarefa que se faz de grande relevância para controlar a disseminação destas doenças nas cidades. As atividades realizadas junto aos adolescentes nas comunidades têm despertado o interesse destes para com a questão, tornando-os multiplicadores de informações nos bairros, nas escolas e nas demais instituições sociais.

As ações desenvolvidas pela CACG, desta forma, têm sido referência para outras entidades, pois é no cotidiano desta Organização que se reforçam valores como a solidariedade, a ética, o respeito a vida, as diferenças, aos direitos individuais e coletivos.

Confira abaixo nossos projetos:

   

Tem como objetivo colaborar com a adesão dos pacientes ao tratamento, melhorar o quadro nutricional e contribuir para a melhoria na condição de saúde dos assistidos fomentando a busca dos direitos sociais e o acesso à cidadania.

Consiste no acolhimento das pessoas soropositivas através de atendimentos, orientações, esclarecimento de dúvidas, encaminhamentos, visitas domiciliares e hospitalares.

   

Tem como objetivo promover a cidadania e a valorização humana proporcionando momentos de análise e reflexão.

Para isso, realizamos reuniões grupais disseminando informações e proporcionando a troca de experiências entre os participantes além de promover a inclusão de pessoas que vivem com vírus HIV/ Aids visto que devem estar fortalecidos pela informação e pelo exercício da cidadania sendo protagonistas de sua trajetória.

   

Tem como objetivo proporcionar a qualificação profissional para a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho. Oferecemos cursos e oficinas que visam desenvolver o sentido de pertencimento e auto-estima dos participantes colaborando também para o acolhimento e o estímulo à participação no convívio social.

 

Tem como objetivo trabalhar a educação e a disseminação de informações acerca das DST/ Aids. Realizamos ações educativas por meio de palestras e distribuição de materiais informativo-preventivo em escolas, empresas e comunidade local visando à prevenção.

 

Tem como objetivo preparar o voluntário para contribuir com a finalidade da Instituição. Realizamos reuniões mensais e treinamentos que apresentam a Instituição identificando os projetos desenvolvidos, objetivos, missão, trabalho em equipe, informações acerca do vírus HIV/ Aids, sigilo, preconceito, prevenção entre outros assuntos ligados ao trabalho voluntário.

.............................................................................................

Voltar | Imprimir